quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
GENTILEZA
por Cláudia Piasecki
A gentileza e a compaixão são alguns dos principais fatores que dão sentido à vida. Elas são fonte de felicidade e alegria. Elas são os pilares da generosidade, a virtude de quem age movido pelo desejo de ajudar os outros.
Quando somos gentis e empáticos com os outros, na verdade, nos beneficiamos a nós mesmos, como dizia o Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza."
Vivemos numa época onde o tempo vale dinheiro, na verdade os americanos iniciaram essa ideia "Time is Money", e o mundo tornou-se capitalista e muito mais frio, os sentimentos valem bem menos do que o dinheiro, ter é mais que ser.
É necessário que façamos uma reflexão, o ser humano evoluiu sim, aliás, o ser humano criou coisas espetaculares, basta olharmos do alto de qualquer arranha-céu de uma grande cidade e podemos notar a capacidade do homem de criar e construir. O homem no decorrer da história criou obras de arte magníficas, que atravessam os séculos, livros com histórias que nos encantam por anos e que são também contadas através de séculos, mas infelizmente o homem fez e faz guerras, diz ser em nome da paz. Páginas sangrentas da história que não podemos esquecer, para que a humanidade não permita que tais atrocidades sejam repetidas.
Mas a impressão que tenho é que a humanidade não está mais tão sensível a determinados acontecimentos violentos, a frieza é mais contagiante do que o calor humano.
Se a sociedade sofre, nós também sofremos. Quanto mais hostilidade abrigarmos, maior é nosso sofrimento. Sendo assim, não podemos prescindir da gentileza e da compaixão.
A gentileza tem a ver com tudo que nos é mais sensível e íntimo. É um aspecto de nossa natureza que normalmente não expressamos integralmente, por medo de sermos atacados, ridicularizados, ou manipulados. Sofremos mais quando deixamos de expressar sentimentos de gratidão, de afeto, honestidade, quando não perdoamos, quando não respeitamos os outros, quando somos impacientes, quando não praticamos a generosidade, quando somos inflexíveis.
Se alcançarmos esse núcleo delicado, todo nosso mundo afetivo ganhará vida nova, e estaremos abertos para infinitas possibilidades de mudança.
A gentileza é urgente em nosso relacionamento com as pessoas e com o meio onde vivemos. A natureza e o meio ambiente têm sofrido com a falta de respeito do ser humano, e novamente sofremos todos, e se não tratarmos a natureza com a gentileza e a reverência que ela merece, acabaremos intoxicados por nosso próprio veneno.
Sim, a gentileza está diante de nossos olhos e ao alcance de todos. A oportunidade de acertar o que está errado ou de ajudar alguém se apresenta a cada momento e, se reagirmos de acordo, afirmaremos os sentimentos mais verdadeiros e os mais altos valores que a vida é capaz de dar.
Não existe a escolha entre ser gentil com os outros e ser gentil consigo mesmo. Porque, na verdade, não existe diferença.
_________________________________________________________________
Cláudia Maria Piasecki
Psicóloga Clínica
CRP 08/10847
9856-8944
A RAZÃO COMEÇA NA COZINHA
DA MESMA FORMA QUE A GASTRONOMIA DE UMA REGIÃO DEFINE SEUS VALORES E SUA VISÃO DE MUNDO, O QUE ACONTECE NA OFICINA DO ESTÔMAGO--COMO DIZIA CERVANTES--REVELA NOSSO MOMENTO ESPIRITUAL.
O DOCUMENTÁRIO DE DORIS DÖRRIE HOW TO COOK YOUR LIFE (COMO COZINHAR SUA VIDA) DISCUTE QUESTÕES ESSENCIAIS SOBRE A ALIMENTAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSO MODO DE VIVER. O FILME ESTÁ CENTRADO NO COZINHEIRO ZEN EDWARD BROWN, QUE CONTA AOS DISCÍPULOS O SEGREDO DE SUA ARTE: NA VERDADE, SÃO OS ALIMENTOS QUE NOS COZINHAM.
ELE VÊ NO ATO DE COZINHAR--DE FAZER PÃO A ESCOLHER E PICAR HORTALIÇAS--UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR POR SI MESMO E PELOS OUTROS. QUE ATIVIDADE HUMANA TEM MAIOR TRANSCENDÊNCIA QUE A PREPARAÇÃO DO COMBUSTÍVEL PARA NOSSO VEÍCULO VITAL?
MAL COMPARANDO, SE PUSERMOS O COMBUSTÍVEL ERRADO EM UM AUTOMÓVEL, ELE ACABARÁ APRESENTANDO ALGUM DEFEITO. ASSIM, O MOMENTO DE COMER NÃO DEVERIA SER UM ATO ROTINEIRO, SEM IMPORTÂNCIA. QUANDO PREPARAMOS NOSSOS ALIMENTOS, ESTAMOS FAZENDO UMA ESCOLHA TRANSCENDENTE PARA A SAÚDE E O ESPÍRITO.
_________________________________________________
TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO: NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS.99 DOSES DE FILOSOFIA PARA DESPERTAR A MENTE E COMBATER AS PREOCUPAÇÕES. DE Allan Percy
MARKETING DO DESEJO
POR LUIZ FELIPE PONDÉ
"MAIS IMPORTANTE DO QUE O SUCESSO É PASSAR UMA IMAGEM DE SUCESSO." VOCÊ PODE OUVIR UMA FRASE COMO ESTA EM QUALQUER PALESTRA BREGA DE MOTIVAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS.
JÁ DISSE ANTES QUE ACHO PALESTRAS ASSIM A COISA MAIS BREGA QUE EXISTE. MAIS BREGA DO QUE ISSO SÓ MESMO ACHAR QUE O MUNDO MELHOROU PORQUE EXISTE O FACEBOOK.
A MELHOR FORMA DE MANTER A DIGNIDADE NA ERA DO FACEBOOK (SE VOCÊ NÃO RESISTIR A TER UM) É NÃO CONTAR PARA NINGUÉM QUE VOCÊ TEM UM FACEBOOK. QUASE TUDO É BOBAGEM NAS REDES SOCIAIS PORQUE O SER HUMANO É BANAL E VIVE UMA VIDA QUASE SEMPRE MONÓTONA E PREVISÍVEL.
E A MONOTONIA É O TRAJE COTIDIANO DO VAZIO E A ROTINA É O MODO CIVILIZADO DE ENFRENTAR O CAOS, OUTRA FACE DO VAZIO.
A IDEIA DE QUE APRENDEMOS A FALAR PORQUE QUISEMOS "CONHECER" O MUNDO É FALSA. SEGUNDO OS EVOLUCIONISTAS, É MAIS PROVÁVEL QUE TENHAMOS APRENDIDO A FALAR PARA FALARA MAL DOS OUTROS E FOFOCAR.
O "FACE" É, NESTE SENTIDO, UM ARTEFATO PALEONTOLÓGICO QUE PROVA QUE NADA MUDOU.
SEMPRE SE SOUBE QUE NÃO BASTA À MULHER DE CESAR SER HONESTA, ELA TEM QUE PARECER HONESTA, PORTANTO, A IMAGEM DE HONESTA É MAIS IMPORTANTE DO QUE A HONESTIDADE EM SI. MAS AQUI, O FOCO É DIFERENTE: AQUI A QUESTÃO É A HIPOCRISIA COMO SUBSTÂNCIA DA MORAL PÚBLICA. TODO MUNDO SABE QUE A MENTIRA É MOLA ESSENCIAL DO CONVÍVIO CIVILIZADO.
NO CASO DE FRASES COMO A CITADA NO PRIMEIRO PARÁGRAFO, COMUM EM PALESTRAS DE MOTIVAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS, É QUE SÃO OFERECIDAS COMO "VERDADES CONSTRUTIVAS DE COMPORTAMENTO". E NÃO COMO O QUE VERDADEIRAMENTE SÃO: ESTRATÉGIAS PARA DESGRAÇADOS E "LOSERS" SE SENTIREM MELHOR.
FICAMOS COVARDES. FOSSE ESTA GERAÇÃO DE JOVENS EUROPEUS (QUE SÓ SABEM PEDIR DIREITOS E IPADS) QUE TIVESSE QUE ENFRENTAR HITLER, ELE TERIA GANHADO A GUERRA.
PROVAVELMENTE ESSES ESTRAGADOS POR DÉCADAS DE "ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL" TERIAM DITO "NÃO À GUERRA EM NOME DA PAZ." GRANDE PARTE DO ESTRAGO QUE HITLER FEZ NO INÍCIO FOI CAUSADA POR GENTE QUE GOSTAVA DE DIZER QUE A PAZ SEMPRE É POSSÍVEL. GENTE MEDROSA MESMO.
MAS NOSSA ÉPOCA, COMO EU COSTUMAVA DIZER MUITAS VEZES, É A ÉPOCA DO MARKETING DO COMPORTAMENTO.
A "CIÊNCIA DA MENTIRA DOS LOSERS". DENTRO DESSA DISCIPLINA GERAL, EXISTE O MARKETING DO DESEJO, ESPECIALIZADO EM MENTIR PARA AS PESSOAS DIZENDO QUE "SIM, CONFIE NO SEU DESEJO QUE TUDO DARÁ CERTO".
MESMO ALGUNS PSICANALISTAS EMBARCARAM NESSE OTIMISMO DE CLASSE MÉDIA.
"NUNCA TRAIA SEU DESEJO", DIRÃO.
SABE-SE MUITO BEM QUE É O DESEJO QUE NOS TRAI PORQUE ELE ESTÁ E VAI ALÉM DO QUE, MUITAS VEZES, CONSEGUIMOS SUPORTAR.
UMA DAS GRANDES TRAGÉDIAS DE NOSSO TEMPO É O FATO DE QUE NÃO EXISTEM MAIS RECURSOS "SIMBÓLICOS" PARA AQUELES QUE RESISTEM AO DESEJO EM NOME DE "UM BEM MAIOR", COMO NO CASO DA FAMÍLIA, DO CASAMENTO, OU SIMPLESMENTE RESISTIR A VIRAR CANALHAS COM DESCULPAS DO MARKETING.
O LEGAL É SER "ESCROTO" SE DIZENDO "LIVRE".
A "ÉTICA DO DESEJO", QUE RECUSA ABRIR MÃO DO PRÓPRIO DESEJO EM NOME DE ALGO MAIOR DO QUE ELE, DESTRUIU A NOÇÃO DE CARÁTER.
PARA A MOÇADA DO MARKETING DO DESEJO RESISTIR AO DESEJO É COISA DE GENTE IDIOTA E MAL RESOLVIDA PORQUE TER CARÁTER NÃO DEIXA VOCÊ MUITO FELIZ O TEMPO TODO.
É VERDADE QUE RESISTIR AO DESEJO NÃO GARANTE FELICIDADE ALGUMA, MAS UMA CULTURA DOMINADA PELA IDEIA DE FELICIDADE É UMA CULTURA DE FROUXOS.
MAS OUTRA VERDADE, NÃO MENOR DO QUE A ANTERIOR, É QUE O DESEJO PODE SER UM COMPANHEIRO TRAIÇOEIRO. A AFETAÇÃO DA FELICIDADE FAZ DE NOS RETARDADOS MENTAIS. EU NUNCA CONFIO EM GENTE FELIZ.
O MESTRE FREUD DIZIA QUE O DESEJO É DESEJO DE MORTE. AFIRMAÇÃO DURA. MAS O QUE ELA CARREGA EM SI É O QUE JÁ SABEMOS: O DESEJO NOS APROXIMA DO NADA (MORTE) PORQUE DESVALORIZA TUDO O QUE TEMOS. POR ISSO, QUANDO MOVIDOS POR ELE, SEM O CUIDADO DE QUEM SE SABE PARTE DE UMA ESPÉCIE LOUCA FLERTAMOS COM O VALOR ZERO DE TUDO.
NADA DISSO SIGNIFICA ABRIR MÃO DO DESEJO, MAS SIM SABER QUE ELE NOS FAZ ANIMAIS QUE CAMINHAM SOBRE TUMBAS QUE SORRIEM PARA NÓS COMO MULHERES FÁCEIS. RESISTIR AO DESEJO TALVEZ SEJA UMA DAS FORMAS MAIS DISCRETAS DE AMAR A VIDA.
LUIZ FELIPE PONDÉ
filósofo
ponde.folha@uol.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)