segunda-feira, 17 de maio de 2010

Psicologia do Emagrecimento. Programa Rafcal.



Por Cláudia Piasecki

A psicologia tem avançado muito nos últimos anos auxiliando as pessoas a encontrarem equilíbrio e uma maneira mais saudável de viver.
A psicologia com ênfase no comportamento alimentar é uma das áreas da psicologia que tem contribuído juntamente com a nutrição e a medicina para que as pessoas possam encontrar um caminho adequado no tratamento da diminuição do peso.
O programa Rafcal( Reeducação Afeto-Cognitiva do Comportamento Alimentar), foi criado pela psicóloga Maria Marta Ferreira, e tem como objetivo promover a mudança de comportamento geral em relação a vida do paciente que refletirá na conquista de um peso adequado.
Muitas pessoas percorrem um caminho muito difícil a procura do peso ideal, fazendo dietas restritivas ou "regimes" com ingesta insuficiente de calorias e nutrientes para o organismo, que geralmente não são satisfatórias num resultado definitivo do emagrecimento.
A proposta do Rafcal é unir a psicoterapia focada no comportamento alimentar (reeducação alimentar), com o trabalho nutricional, para que o paciente possa encontrar equilíbrio emocional, adequando seus afetos, para que o alimento não se transforme numa saída "perigosa" como uma forma de "recompensa" à situações de frustração, perdas, baixa autoestima,ansiedade;como "atenuante" do sofrimento.
A expressão emocional é fundamental para a eficácia na intervenção do comportamento alimentar.
O ideal é prevenir a relação entre alimentação e afeto.

Cláudia Maria Piasecki
CRP 08/10847
Comportamento Alimentar-Rafcal
cmpiasecki@bol.com.br
www.psicobela.com.br