sexta-feira, 23 de julho de 2010

Reeducação Alimentar sem mistérios



por Paula Souza

Mudar de hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena. A Reeducação Alimentar é uma linha de trabalho que procurar aliar nutrição e satisfação. Com mudanças na conduta alimentar é possível consumir alimentos saudáveis e ao mesmo tempo apetitosos.
O ideal é alimentar-se a cada três ou quatro horas. Comendo mais vezes evita a fome excessiva na refeição subsequente, o que permite reduzir o tamanho das porções. Sem contar que o corpo bem abastecido mantém os níveis de insulina estáveis evitando picos que levam ao acúmulo de gordura.
Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.
Quando o corpo está em jejum prolongado, o organismo entra em estado de alerta. Durante o jejum o organismo entende que é preciso poupar energias para manter o controle, assim os estoques de gorduras são mais dificilmente acessados e o corpo passa a utilizar a massa magra dos músculos para energia. Deste modo, ficar sem alimentar-se não beneficia em nada os interessados a reduzir peso e medidas.
A reeducação alimentar é importante pois não somente a quantidade, mas também a qualidade do que comemos é o que beneficia a nossa saúde. É necessário ingerir alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas e cereais, pois além de auxiliar no trânsito intestinal, eles ocupam maior volume no estômago, promovendo a saciedade.
O fracionamento das refeições também é muito importante no processo de controle e manutenção do peso corpóreo, fazer no mínimo cinco refeições ao dia, ingerir alimentos saudáveis e menos calóricos, acelera o metabolismo fazendo o nosso corpo gastar mais energia e por consequência emagrecer.
É importante lembrar que o café da manhã também é essencial para a saúde. Destaca-se como a refeição principal do dia, pois abastece o organismo após longo período em jejum devido às horas de sono, equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
Emagrecer rapidamente é a promessa difícil de ser cumprida. O uso de medicamentos e dietas radicais podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida. A reeducação alimentar é a mais indicada por tratar-se de um processo muito mais saudável. Entre as consequências das dietas restritivas, estão a perda de água e a de músculos, dando a falsa impressão de perda de peso.
Na reeducação alimentar é permitido consumir por exemplo chocolate, diariamente. Para isto o paciente deve seguir a risca as quantidades de alimentos proposta pela nutricionista. Afinal o que engorda não são os alimentos em si e sim o excesso deles. Macarrão e batata também podem ser incluídos em um plano de emagrecimento, assim como feijão e outras leguminosas. Respeitando as quantidades propostas é possível comer de tudo, mas de tudo um pouco.
Esse processo de aprendizagem é exercido através de orientações nutricionais específicas onde o paciente conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis. O paciente no final do tratamento torna-se apto a escolher corretamente os alimentos de sua dieta tanto a nível qualitativo quanto quantitativo. É aplicadas as pessoas que já possuem hábitos alimentares inadequados não tendo assim caráter preventivo e sim como tratamento. A importância deste método baseia-se no fato de ser formador de indivíduos capazes de entender o que é uma alimentação saudável, tornando-se assim independente de fórmulas de emagrecimento e dietas rigorosas. O acompanhamento nutricional é de grande importância para a saúde e para a qualidade de vida. Ele possibilita uma educação alimentar personalizada que leva em conta idade, hábitos alimentares, religião, patologias, desequilíbrios nutricionais, fatores genéticos e alergias alimentares.
A proposta de acompanhamento nutricional vai na contramão das dietas prontas, muito difundidas na mídia e reproduzidas pela população em geral, que apenas suprem necessidades momentâneas do indivíduo, e que podem causar diversos problemas a saúde. A educação alimentar personalizada permite que o indivíduo crie hábitos alimentares saudáveis para toda a vida. Para desfrutar dos benefícios de uma alimentação saudável, procure uma nutricionista.
Paula S. Souza
Nutricionista
CRN 8-1989
Rua:Jorge Mansos do Nascimento Teixeira, 210 Sala 01
Centro -São José dos Pinhais -PR
3398-9315 / 9677-6925
Atendimento domiciliar personalizado em São José e em Curitiba.