segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Faça de 2011 um ano melhor...




Por Cláudia Piasecki
Adeus ano velho... feliz ano novo!
O início de um novo ano é sempre tempo para refletir sobre o que já foi, e aquilo que virá. É tempo de renovar, de fazer novos planos, de colocar em prática aquilo que não conseguimos no ano que passou, talvez por falta de tempo, ou quem sabe falta de dinheiro, ou por preguiça, falta de motivação, falta de parcerias.
É tempo de ousar! Tempo de mudança!
Mudar o visual, perder aqueles quilinhos a mais, fazer aquela viagem sonhada, começar a se exercitar, mudar de emprego, mudar de casa, mudar de ares...vai depender da sua necessidade!
É preciso ter coragem! Conte com as pessoas que você ama e que te amam.
Os verdadeiros valores são aqueles que estão atrelados ao puro sentimento de amor, companheirismo, respeito, reciprocidade, afeição.
Ninguém vive sozinho! Devemos valorizar os gestos de carinho, afeto e cuidado que as pessoas que estão próximas nos oferecem. Esses gestos nos enriquecem e nos dão força para os momentos difíceis, onde os acontecimentos se tornam pesados, e fica penoso caminhar sozinho. Porque sabendo que temos com quem contar num momento de adversidade, nos sentimos mais seguros e menos solitários. Seja um familiar, seja um amigo, namorado, o marido, a esposa, um colega do trabalho, amigo da faculdade, um vizinho.
As adversidades vem sem que nos demos conta. Pode ser a perda do emprego, a perda de um ente querido, doença. Nem sempre estamos preparados para lidar com essas coisas. Vivemos como se fôssemos imortais, nada nos atinge...sempre deixamos as coisas para amanhã...aquela visita que prometemos a alguém querido, passear com os filhos, projetos em família, novos empreendimentos. Deixamos muitas coisas que realmente são importantes de lado, e damos prioridade apenas ao material, efêmero, passageiro. Não nos permitimos viver as coisas elementares da vida, que são boas, que talvez sejam tão simples, mas que nos proporcionam tanto prazer. Deixamos nossos desejos de lado, para correr atrás de algo que nem sempre dá frutos.
Não enxergamos as pessoas desprovidos de um olhar crítico, analítico, por vezes debochamos ou invejamos. Cada pessoa tem sua história, sua trajetória, que deve ser respeitada. Só podemos mudar a nossa trajetória... e queremos ser respeitados nas escolhas que fazemos, e perdoados dos erros que cometemos! Então, por que não ter mais empatia pelo próximo?
Exercitar o altruísmo e a generosidade, só nos faz bem. E exercita- los o ano todo, não só em datas especiais, mas diariamente.
O ano novo promete muitas coisas boas!
Mas a realização de cada uma delas depende apenas de uma pessoa...você!
Feliz Ano de 2011!
Que você faça seus sonhos se realizarem!
Muita saúde, amor, paz, sucesso.

“O que se leva dessa vida,
é a vida que se leva.”

Cláudia Piasecki
Psicóloga Clínica
CRP 08/10847
Afiliada Rafcal-Reorganização Afeto-Cognitiva do Comportamento Alimentar
www.psicobela.com.br
3243-0156 / 9229-7662