quarta-feira, 25 de agosto de 2010

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Criatividade


A CRIATIVIDADE COMO MÉTODO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO.

As organizações estão discutindo cada vez mais o incentivo da criatividade em busca de qualidade de vida dos integrantes da empresa. A valorização do ambiente de trabalho é muito importante para reter talentos e mantê-los satisfeitos e produtivos na execução de suas tarefas.
Criar é inovar e inovar é o caminho para o conhecimento de novas idéias tornando o indivíduo mais competitivo e mais receptivo para a criatividade, compreendendo a habilidade de produzir coisas novas e diferentes.
Incentivar a criatividade no ambiente de trabalho é estimular os integrantes da empresa a valorizar tanto ambiente físico quanto potencializar suas habilidades para melhorar o desempenho da execução das tarefas gerando maior produtividade e competitividade.
A criatividade implica na transformação do homem e o resultado dos seus esforços. Transformar valores e obter comprometimento através da participação torna possível o desenvolvimento das relações e consequentemente a estrutura da produção.
É importante pensar que para a evolução de uma empresa, a participação emerge para uma visão mais ampla e clara do que precisa ser feito. Mais importante do que uma simples técnica, a participação busca o envolvimento dos trabalhadores, a credibilidade na organização e a confiança de que vale a pena participar. Com honestidade e transparência o gerente pode transformar o local de trabalho em algo que gere satisfação nos trabalhadores.
Trabalhos realizados em grupos geram dificuldades na racionalização individual, produz conflitos interpessoais que são diferenças individuais. Os conflitos estimulam as pessoas a se interessarem pela curiosidade que leva a autoavaliação e a autocontestação, tornando-se um processo para a resolução de problemas, ou seja, levando-os para pensamentos criativos.
Muitas organizações tem dificuldades ao se depararem com conflitos que geram problemas e dentre eles o relacionamento interpessoal, portanto, usar o feedback e a assertividade como ferramenta para o desenvolvimento interpessoal é trabalhar o crescimento individual que leva os integrantes da organização a se relacionarem de forma mais profissional.
A criatividade é um fator que propicia o desenvolvimento pessoal e interpessoal incentivando a um ambiente de trabalho saudável permitindo o comprometimento e a participação dos integrantes na resolução dos problemas. Conflitos sempre irão existir, pois cada pessoa tem uma maneira de pensar, agir e sentir e essa diferença é que influência o grupo. Saber lidar com os conflitos e estar atento aos geradores de ansiedade enriquece para as escolhas positivas
Elisangela Yamamoto
Psicóloga Clínica
CRP 08/13078
Especialista em Gestão de Pessoas
elisangelayamamoto@uol.com.br
9619-1187