quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ESTRESSE

por Cláudia Piasecki

O estresse está presente no nosso dia a dia. Geralmente com uma conotação negativa.
Quem nunca disse, ou, ouviu alguém dizer: "Hoje estou muito estressado"; "Meu chefe me estressa"; "O trânsito está muito estressante"; "Meu filhos me estressam"; "A falta de dinheiro me estressa".
O estilo de vida que levamos hoje em dia, realmente é bastante dinâmico, tudo acontece muito rápido, precisamos dar respostas rápidas no trabalho, na família, etc. Somos exigidos o tempo todo, e também exigimos de nós mesmos resultados rápidos, eficazes, com quase 100% de acertos.
Com o advento da tecnologia, que nos prometia mais eficiência, agilidade e por consequência mais tempo para o descanso, para o ócio, para o lazer, percebemos que tais "parafernálias tecnológicas", computador, telefone celular, IPhone, IPad, etc e etc, trouxeram ainda mais complicação para nossa rotina. Estamos o tempo todo conectados verificando mensagens SMS que "pingam" o tempo todo, e-mails, ligações perdidas, notícias de última hora, blogs de assuntos variados, enfim. Nos dá a impressão que se não estamos on-line, estamos desplugados do mundo globalizado.
Não nos permitimos sequer passar férias tranquilas curtindo a família e o ócio sem carregarmos nossos celulares com internet e bluetooth.
Difícil não ficar estressado com tudo isso!!
Quem sofre as consequências desse estresse negativo, somos nós, e principalmente o nosso corpo.
A tensão acumulada do dia a dia produz dores no corpo, dores musculares, dores de cabeça, perda de energia física. As respostas químicas e fisiológicas do nosso organismo ficam deficientes.
O estresse é caracterizado por aumento de compromisso. Produz sentimento de urgência, pânico, fobias e ansiedade, as emoções se tornam reativas.
Temos a impressão que estamos sempre correndo numa aceleração máxima, como se ficar sem fazer nada, fosse quase um pecado. Necessitamos de estímulos o tempo todo. Mas para onde vamos com toda essa pressa? Por que tanta urgência?
Infelizmente vivemos num sistema que reforça o estresse no sujeito.
Mas o estresse não é apenas negativo como pensamos.
O estresse pode ser positivo quando nos motiva a fazer algo. Por exemplo: Uma nova carreira; Uma viagem; relacionamento; um curso, etc.
Para que não sofrâmos com o estresse a ponto de adoecermos, é necessário equilíbrio nas atividades diárias.
É interessante manter uma rotina, ter uma alimentação balanceada, se possível fazer exercícios físicos regularmente, pois liberam serotonina, que é um hormônio que dá a sensação de prazer e tranquilidade. Dormir pelo menos seis horas por noite (sem levar lap-tops e celulares como companhia para a cama...). Sair com antecedência de casa para não se preocupar com eventuais atrasos. Procurar diminuir a tensão do dia a dia em atividades lúdicas com a família e amigos. Investir nas relações afetivas também é um ponto importante e compensador, pois o carinho, o afeto, o toque, trazem sensação de segurança e proteção.
Ter um momento de paz, relaxar, meditar, refletir, é bastante significativo, pois nos coloca num eixo equilibrado para podermos enfrentar as situações que surgem diariamente, sejam elas boas ou não.
Cláudia Maria Piasecki
Psicóloga Clínica
CRP 08/10847